terça-feira, 31 de maio de 2011

Em complemento ao tópico Preconceito!

Segue abaixo as considerações, reflexões a manifesto de meu amigo Glauco, a respeito do preconceito!

Pois é Michele, como sabemos todo esse preconceito social que circula em nosso país, é fruto de um processo cultural nascido em uma sociedade patriarcal! Sabemos que boa parte do processo cultural nasce em torno do seio religioso da respectiva civilização, e nós do ocidente temos bases essencialmente Judaico - Cristã! Vejamos o Judaísmo e o Cristianismo, são religiões que cultuam apenas o sagrado masculino, ou seja, de estrutura estritamente patriarcal, esse fato se manifesta claro na concepção de divindade das mesmas, a Santa trindade é especificamente Pai, filho e Espírito santo, mesmo o Judaísmo tem um concepção bem masculina do Divino, o qual participa como herança direta no cristianismo.
Como podemos ver  esses dois sistemas religiosos que formam a nossa base social, não manifestam em nenhum momento em seu dogma o culto ao sagrado feminino, alias, pelo contrário, vemos em todo a sua historia a supremacia do masculino sobre o feminino, quem se lembra de Adão e Eva sabe nitidamente que ela era submissa a adão, sem contar que ela é sutilmente culpada pela queda do paraíso, ainda levemos em consideração o trato da prática religiosa, vocês já viram mulheres no comando da igreja? Pois é  foram esse tipo de mentalidade que formaram o desenvolvimento social de toda nossa civilização!
Então nos perguntamos o que isso esta relacionado ao preconceito que sofremos atualmente? Eu responderia que de muitas formas, afinal quando em um processo cultural negligenciamos um grupo do nosso meio, negligenciamos também um grupo de hábitos, características que pertencem aquele grupo, mais também faz parte do nosso dia a dia. Vejamos o quanto as mulheres sofreram na história para ganhar o direito de usar calças, trabalhar, votar, ter empregos como homens. Quem nunca ouviu falar da bisavó que era submissa ao marido, e no mesmo quadro se encaixa os homossexuais, afinal na concepção de uma sociedade de seio religioso e processo cultural patriarcal, nunca foi bem visto um homem se relacionar com outro homem da mesma maneira que uma mulher o faz, como poderia um sistema patriarcal admitir um homem que encerrasse em si características que são comum nas mulheres, pior ainda seria mulheres que se relacionam com mulheres como se fossem homens, praticando atribuições masculinas na sociedade.... Pois é quanto limitação na base educacional de nossa sociedade.
Em resposta aos que gritam que isso não e natural, eu responderia que a homossexualidade e natural sim, afinal tudo que está contido na natureza e natural, é matemático, e a homossexualidade se manifesta nas mais variadas espécies, ainda sim para os machões que acham que são muito homens, eu gostaria de lembrar que eles não são superiores a mulher, e nem são fisicamente masculinos apenas, o conceito de feminino e masculino transcende a idéia de homem e mulher, o que poderia ser debatido em outro tópico, e só pra deixar esse tipo de pessoa mais pensativa, eu gostaria de lembrar que as mulheres tem cromossomos XX, porem homens tem XY, ou seja carregam um cromossomo idêntico ao das mulheres em si, e que os mesmos nascem delas, já para os religiosos que não aceitam a homossexualidade em nome da boa moral e da religião eu gosto de citar um trecho da bíblia do qual o Supra Sagrado Davi preferiu o primo Jónatas do que as mulheres:

David e Jónatas



David e Jônatas, "La Somme le Roy", 1290. Detalhe de iluminura de manuscrito francês.Museu Britânico.

Jónatas era o filho do Rei Saúl e primeiro na linha de sucessão. Mas Samuel indicou David para ser o próximo rei o que trouxe grande preocupação a Saúl:

"a alma de Jónatas se ligou com a alma de David; e Jónatas o amou, como à sua própria alma"[13]

"E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. 3 E Jônatas e Davi fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. 4 E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a Davi, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto."[14]
(…)
"E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais."[15]
(…)
"Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres."[16]

Nenhum comentário: